Pissitras Boylerplate

100% made in ceará!
No caminho do sucesso
Conheça mais sobre a história da Viação Urbana, empresa que há mais de 20 anos está presente no ir e vir de milhares de cearenses
Viação Urbana,
Transporte
A Viação Urbana

Escrever uma história de sucesso é o desejo de qualquer empresário ao abrir o seu próprio negócio. Independentemente dos desafios que vão surgindo ao longo do caminho, todos que optam por vocação e paixão, e pelo empreendedorismo não costumam desistir assim tão facilmente. Trata-se de uma jornada incansável, porém instigante, em busca de sempre crescer, prosperar e contribuir de forma efetiva para a economia do Ceará e, claro, para a geração de emprego em renda.

A Viação Urbana se encaixa perfeitamente nessa ideia de que é possível, sim, construir uma trajetória repleta de êxito, com os pés no presente e sempre atentos para o futuro. A empresa foi fundada em junho de 1996, inicialmente com 52 vagas operacionais e 63 veículos. O momento era de muitas mudanças no setor, em plena criação dos terminais de integração e a implementação de novas tecnologias, como a bilhetagem eletrônica.

“Nesse cenário, viemos com novas ideias e, principalmente, com vontade de crescer. Tanto que, já em março de 1997, começamos a expandir nosso negócio, adquirindo operações de outras empresas, até chegar aos atuais 257 veículos circulando em Fortaleza”, explica Gustavo Porto, diretor executivo da Viação Urbana, que, atualmente, possui 52 linhas.

Da sua criação até os dias de hoje, a empresa faz questão de prestar um serviço diferenciado para todos os usuários por meio de um constante treinamento dos colaboradores. Gustavo Porto destaca, por exemplo, que a Viação Urbana reforça diariamente aos funcionários sobre a importância do respeito e do cuidado com os clientes, como forma de criar uma cultura de respeito à sociedade e também ao meio ambiente. A política ambiental, inclusive, é um dos grandes diferenciais da Viação Urbana, por meio de ações de conscientização de controle e prevenção dos poluentes.

“A nossa missão, que é conduzir pessoas ao seu destino com bem-estar, sempre atentos para questões que envolvem sustentabilidade e responsabilidade ambiental, representa todo o nosso jeito de ser e de trabalhar. É a forma que encontramos para contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca o diretor.

Para ele, a cultura organizacional foi fundamental para a empresa conseguir chegar ao patamar de excelência que tem hoje. Os funcionários, como o diretor executivo costuma frisar, atuam comprometidos com o foco no negócio da Viação Urbana, que é conduzir a população com bem-estar ao seu destino. E é justamente por isso que há um investimento constante em aperfeiçoamento e até mesmo de valorização. Nesse sentido, todos os programas e benefícios sociais que a empresa mantém para seus funcionários são extensivos aos seus familiares. Não por acaso, a Viação Urbana é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo pesquisa pelo GPTW, em parceria com a revista Época.

Outro aspecto que Gustavo Porto destaca como segredo do sucesso e do reconhecimento da Viação Urbana por parte da sociedade é a sua preocupação em sempre se reinventar e pensar em novas ideias e soluções, uma vez que a concorrência com outros modais no ramo de transporte é uma realidade. Tendo a tecnologia como verdadeira aliada nesse desafio, a empresa segue sempre investindo em novos conhecimentos na área, além do desenvolvimento e/ou aquisição novos equipamentos, que permitam maior conforto e agilidade ao processo.

Dentre as apostas da Viação Urbana no quesito inovação, destaque para ônibus com ar-condicionado, câmeras de segurança, GPS, validadores, que permitem o uso de cartão eletrônico ao invés do dinheiro em espécie, dentre outros. “São equipamentos e soluções que trazem conforto, segurança e agilidade ao processo. O grande desafio para o transporte no futuro será a integração entre todos os modais”, destaca Gustavo.

E quais os desafios em tempos de pandemia e, principalmente, quando se pensa na retomada da economia no Ceará? Para a Viação Urbana, o segredo está naquilo que sempre fez parte de sua essência: trabalho, união, coragem e determinação. Para Gustavo Porto, neste período de crise, a valorização das empresas cearenses e, principalmente, a substituição dos produtos importados pelos produzidos localmente, proporcionará uma recuperação ainda mais rápida, dando oportunidade aos cearenses de conhecer e valorizar os produtos da nossa terra.

“Nós sempre buscamos ter parceiros locais, mas diante desse desafio que estamos vivendo passamos a priorizar mais ainda, torcendo para que a economia local retorne à sua rotina antes pandemia e gere riquezas a nossa cidade e ao nosso Estado. Seria importantíssimo que essa força viesse de todos nós cearenses. A Via Urbana quer se colocar como parte das soluções que serão necessárias na retomada desse crescimento local”, finaliza.

empresário, vem com a gente nessa!
Arria baixe a campanha:
Peças Redes sociais
Clique para baixar